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Grupo New Space apresenta relatório sobre fraudes em programas de fidelização

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Atuais atores das fraudes eletrônicas são, em sua maioria, autônomos, com idade entre 15 e 27 anos (Foto: Divulgação)

O Grupo New Space, um dos líderes em serviços de tecnologia para o setor financeiro no Brasil, apresenta os resultados do relatório Monetização – Programas de Fidelização de Clientes, realizado por meio da sua unidade NS PREVENTION, especializada em inteligência cibernética, prevenção a fraudes e análise de riscos.

O documento, elaborado ao longo dos últimos seis meses, mostra as principais táticas utilizadas por cibercriminosos para fraudes em planos de fidelidade de empresas de diversos segmentos.

Segundo o estudo, os programas de fidelização começaram no início dos anos 1990 e eram praticamente restritos às companhias aéreas até 2009. Esse mercado ganhou mais força com a entrada de empresas de outros setores e dessa forma, cresceram também os ataques cibernéticos. A possibilidade de rápida monetização de baixos valores, aliada à variedade de produtos e serviços oferecidos, também despertou a curiosidade e a atração de muitos hackers.

A maioria dos ataques cibernéticos foi realizada pelo envio de e-mails, uma técnica conhecida como Phishing Scam, com o objetivo de capturar dados legítimos para obtenção de vantagens financeiras pelos criminosos. Com as novas medidas de segurança cibernética e as campanhas de conscientização dos clientes, o volume de fraudes nesse segmento diminuiu, levando os cibercriminosos a direcionarem os ataques para outros modelos de programas de fidelização já que estão dispostos a explorar qualquer fragilidade existente em sistemas, processos e tecnologias.

Segundo o relatório da NS PREVENTION, independente do segmento de atuação, o Phishing Scam ainda é a tática mais comum usada pelos cibercriminosos. Ela pode envolver o uso de telas falsas que se assemelham a uma página da instituição original, com o objetivo de coletar dados e credenciais de acesso para efetuar práticas criminosas. Também inclui e-mails com nomes e características autênticas para enganar o usuário e direcioná-lo a sites falsos, além de programas espiões e aplicativos maliciosos que alteram arquivos de configuração cruciais para a navegação na Internet.

O levantamento mostra ainda que as tecnologias utilizadas estão cada vez mais sofisticadas, com técnicas que fazem crer que as possíveis vítimas estão navegando por um ambiente realmente seguro e legítimo. As informações e imagens dispostas são meticulosamente construídas para que fiquem idênticas ao site real, proporcionando uma maior sensação de autenticidade ao golpe aplicado. Outra tendência apresentada é o uso de tecnologias blindadoras, ou seja, criptografadas, que dificultam o trabalho da polícia e de equipes técnicas na investigação.

Os atuais atores das fraudes eletrônicas são, em sua maioria, autônomos, com idade entre 15 e 27 anos, e dispensam intermediários para acesso à moeda real. Eles compram e trocam mercadorias em sites de comércio eletrônico. É difícil evitar completamente que as fraudes ocorram, mas, com o investimento em inteligência cibernética, as empresas podem identificar sua existência mais rapidamente e não permitir que elas se repitam. Como conclusão do relatório, é imprescindível que os executivos entendam o modus operandi dessas ações porque não adianta eliminar uma ocorrência. É necessário banir a forma como o processo criminoso é feito.

(Da redação)


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