Segurança
Recomende este artigo por email
Digite o endereço do e-mail:

Relatório aponta que empresas estão vulneráveis em armazenamento de dados

Tamanho da fonte: A A A A

Multas por violações podem chegar até 4% do faturamento anual global de uma empresa ou € 20 milhões (Foto: Divulgação)

Um relatório do Instituto de Transformação Digital da Capgemini Consulting, divisão global de consultoria em estratégia e transformação do Grupo Capgemini, revelou que muitas empresas de bens de consumo estão correndo riscos com a segurança e privacidade dos dados de seus clientes.

O levantamento identificou que as companhias estão deixando de implementar processos e mecanismos de segurança adequados na pressa de capturar o máximo de informações e obter as recompensas prometidas pela coleta de dados. O relatório revelou que quase metade das fabricantes de bens de consumo não possui uma política clara com relação à segurança e privacidade dos dados dos consumidores e que 90% delas já sofreram violações de dados.

A Regulamentação Geral de Proteção de Dados (General Data Protection Regulation - GDPR, em Inglês) foi projetada para reger a segurança e privacidade dos dados em todos os setores, impondo multas pesadas por violações de até 4% do faturamento anual global de uma empresa ou € 20 milhões, aquele que for maior. Apesar de ter sido criada pela União Europeia, essa legislação deve trazer um impacto global, pois se aplica a qualquer empresa que detenha dados de clientes na Europa.

O relatório estima que as fabricantes de produtos de consumo que não estejam cumprindo a lei estariam em risco de serem penalizadas em um total acumulado de US$323 bilhões em penalidades financeiras, caso o regulamento GDPR já estivesse em vigor e se houvesse aplicação de multas no limite máximo.

A pesquisa "Consumer Insights: Finding and Guarding the Treasure Trove" ("Consumer Insights: Encontrando e Guardando o tesouro", em Português), realizada com 300 executivos de 86 empresas de bens de consumo do mundo inteiro, com faturamento conjunto de mais de US$756 bilhões, revela um setor dividido entre a busca por valor por meio da análise dos dados dos clientes e as preocupações dos consumidores com privacidade e segurança.

Nos últimos anos, fortalecidas pelos avanços tecnológicos e pela transição para os canais de compras online, as fabricantes de bens de consumo empreenderam iniciativas significativas para coletar dados dos clientes. Essas iniciativas têm como objetivo obter uma compreensão mais profunda de padrões de comportamento e de compra dos clientes. Os benefícios são grandes para as empresas que obtiverem sucesso, uma vez que essas informações ajudam-nas a melhorar consideravelmente os seus serviços, produtos e marcas. Mais de 80% dos executivos de grandes organizações de bens de consumo afirmam que usar essas informações dessa maneira é uma prioridade fundamental.

No entanto, apesar da importância das percepções dos clientes, as empresas não têm sido capazes de proteger os dados dos consumidores. O relatório constatou que 46% das empresas ainda não conseguiram elaborar políticas claras e não negociáveis sobre a segurança e privacidade dos dados dos clientes, enquanto mais de 90% destas corporações já sofreram violações de segurança de dados de clientes.

O relatório da Capgemini calcula que com o preparo atual das organizações, o setor global de bens de consumo corre o risco de perder mais de 3,5% do seu valor de US$9 trilhões se deixar de cumprir o regulamento GDPR, enquanto as empresas europeias sozinhas poderiam sofrer multas de US$151 bilhões.

(Da redação)


Segurança
Recomende este artigo por email
Digite o endereço do e-mail:
Compartilhe
Tags:
COMENTÁRIOS

Para comentar é preciso estar logado. Faça aqui o seu login.
Se você ainda não tem uma conta, clique aqui e cadastre-se!

Ainda não há comentários sobre este post.


© Copyright InterIT 2010 - Todos os direitos reservados


Grupo