Mobile
Recomende este artigo por email
Digite o endereço do e-mail:

Indra e ESCOM desenvolvem app para pessoas com deficiência intelectual

Tamanho da fonte: A A A A

UIKA permite criar, organizar e acompanhar tarefas por meio de um administrador, que funciona como uma agenda (Foto: Divulgação)

A Indra e a Escola Superior de Cômputo (ESCOM) do Instituto Politécnico Nacional (IPN) da Cidade do México desenvolveram um app para dispositivos móveis gerenciar as tarefas destinadas às pessoas com deficiência intelectual, batizado de UIKA (língua de origem asteca que significa "acompanhar").

A UIKA permite criar, organizar e acompanhar tarefas por meio de um administrador, que funciona como uma agenda de forma muito simples. O usuário pode acessar a qualquer momento sua lista de atividades, consultar a descrição de cada uma delas e marcá-las como concluídas. O programa envia sinais de alerta e também avisa o usuário quando precisa descansar ou quando está atrasado para um compromisso.

O aplicativo oferece ainda um diretório para arquivar documentos e vídeos para consultas futuras, com uma interface flexível que pode ser adaptada e personalizada conforme a necessidade do usuário.

Ao concluir a jornada de trabalho, o aplicativo proporciona um relatório sobre as tarefas executadas e exibe uma tela com emojis para que o profissional possa dar um feedback sobre como se sentiu: esgotado, com pressa, contente ou preocupado.

A UIKA é projetada para pessoas com dificuldade funcional cognitiva, distúrbios do espectro do autismo, síndrome de Asperger e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), embora qualquer pessoa com preferências para o sequenciamento de tarefas possa ser beneficiada.

(Da redação)


Mobile
Recomende este artigo por email
Digite o endereço do e-mail:
Compartilhe
Tags:
COMENTÁRIOS

Para comentar é preciso estar logado. Faça aqui o seu login.
Se você ainda não tem uma conta, clique aqui e cadastre-se!

Ainda não há comentários sobre este post.


© Copyright InterIT 2010 - Todos os direitos reservados


Grupo