Segurança
Recomende este artigo por email
Digite o endereço do e-mail:

Ataques malware é encontrado em 98% dos setores empresariais

Tamanho da fonte: A A A A

Setor de educação lidera no número de ataques reportados seguido por healthcare e tecnologia e software (Foto: Divulgação)

A Trend Micro, empresa de segurança especializada em nuvem e ameaças digitais, identificou através da plataforma de proteção de ameaças Deep Discovery, os resultados desde 2013 das PoC’s (proof of concept) e os tipos de ataques mais frequentes encontrados pelos pesquisadores do laboratório de pesquisa Trend Micro em indústrias relevantes como educação, healthcare, farmacêutica, energia, tecnologia e software e instituições financeiras.

O maior índice dentre os tipos de ataques observados de 2013 a 2015, foi o de malwares com incidência de 98%. Em seguida, o aparecimento de documentos maliciosos nas redes internas das empresas surge em 86,7% dos casos analisados, além de 38% malwares encontrados no sistema Android.

O setor de educação lidera no número de ataques reportados seguido por healthcare e tecnologia e software. O aumento de ataques no setor de saúde, por exemplo, é alarmante: isso significa que o acesso de hackers a registros médicos é cada vez mais atraente, pois contêm uma grande quantidade de informações pessoais que podem ser exploradas efetivamente em fraudes de identidade.

A implantação de botnets por parte dos cibercriminosos com 86% de casos reportados serve de alerta para as empresas, uma vez que os grupos de hackers costumam favorecer a contratação de botnets para disparar milhões de emails phishing com o objetivo de roubar dados dos usuários ou informações de cartão de crédito.

O estudo revelou ainda que explorações Zero – Day ganharam destaque nos últimos anos, visto que, ataques desse tipo viabilizam infecções sem a necessidade de a vítima interagir com um link ou site malicioso e procuram brechas de segurança nos sistemas internos das empresas que podem ser usados para afetar a rede. De todos os países da América Latina, o Brasil é o líder em PoC’s reportadas com o México em segundo lugar.

(Da redação)


Segurança
Recomende este artigo por email
Digite o endereço do e-mail:
Compartilhe
Tags:
COMENTÁRIOS

Para comentar é preciso estar logado. Faça aqui o seu login.
Se você ainda não tem uma conta, clique aqui e cadastre-se!

Ainda não há comentários sobre este post.


© Copyright InterIT 2010 - Todos os direitos reservados


Grupo