Governo
Recomende este artigo por email
Digite o endereço do e-mail:

Ministério da Saúde investe em robô para realizar cirurgias no SUS

Tamanho da fonte: A A A A

O objetivo da iniciativa é encurtar o tempo de internação dos pacientes, para aumentar a rotatividade, e diminuir a dor. (Foto: Divulgação)

Um robô vai ser pela primeira vez, usado em cirurgias de pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde.

O plano é utilizar do recurso em mais de 1.070 pessoas nos próximos 3 anos, e assim, futuramente, utilizá-lo com mais frequência.

A novidade funciona da seguinte maneira: Os cirurgiões irão acionar os comandos do robô, e terão uma visão tridimensional com profundidade que permite maior precisão das intervenções.

A utilização do robô será em operações no setor de urologia, ginecologia, cabeça e pescoço, aparelho digestivo e cirurgias do tórax.

O objetivo da iniciativa é encurtar o tempo de internação dos pacientes, para aumentar a rotatividade, e diminuir a dor.
“A oportunidade de termos uma cirurgia robótica no SUS, mesmo que como pesquisa, inicialmente, demonstra um grande avanço na saúde, além de termos a chance de tratar os pacientes com câncer com uma efetividade ainda maior”, avalia Paulo Hoff, diretor Geral do ICESP.

Foram investidos R$ 2 milhões nas operações, financiado pelo Ministério da Saúde. Até o momento, três cirurgias foram realizadas pelo Icesp, com o novo robô, retirando tumores malignos da próstata.

(Da redação)


Governo
Recomende este artigo por email
Digite o endereço do e-mail:
Compartilhe
COMENTÁRIOS

Para comentar é preciso estar logado. Faça aqui o seu login.
Se você ainda não tem uma conta, clique aqui e cadastre-se!

Ainda não há comentários sobre este post.


© Copyright InterIT 2010 - Todos os direitos reservados


Grupo