Entrevista
Recomende este artigo por email
Digite o endereço do e-mail:

Nova plataforma da TOTVS promete maior interatividade com a TV Digital

Tamanho da fonte: A A A A

StickerCenter, plataforma lançada pela TOTVS (Foto: Divulgação)

No final de agosto a fabricante de softwares, TOTVS, anunciou o lançamento de sua nova plataforma StickerCenter, que em parceria com a rede varejista Extra, permite acesso dos consumidores ao conteúdo exclusivo do canal de compras diretamente da TV Digital.

 

Com 49,1% do market share brasileiro e 31,2% da América Latina, David Britto, diretor de tecnologia da TOTVS, nos fala um pouco mais sobre a nova aposta da companhia voltada ao mercado de negócios interativos.

 

Inter IT: Como funciona a integração do portal gerenciador de aplicações com os televisores?

David Britto: O StickerCenter é uma plataforma de interatividade que permite a exibição, o gerenciamento e a execução de aplicativos para a TV Digital – que batizamos de “Stickers”. Para ter o StickerCenter em casa, o telespectador deverá adquirir um receptor de sinal de TV digital que tenha o selo StickerCenter na embalagem e ligá-lo a sua TV e a uma antena UHF. Em breve, o StickerCenter será oferecido também embarcado em aparelhos de TV com receptor integrado.

 

O modelo de negócios do StickerCenter prevê duas formas de oferecimento de Stickers ao consumidor final. A primeira envolve a transmissão de Stickers pelo sinal de TV Digital através de parcerias com as radiodifusoras, criando novas oportunidades nas áreas de interatividade, conteúdo e venda de espaço publicitário, num modelo onde a emissora tem total controle sobre o conteúdo interativo que está sendo oferecido ao telespectador, determinando, por exemplo, a sequência de exibição dos ícones na tela ou se o usuário poderá salvar ou não os Stickers para uso posterior. A segunda forma é através da conexão do receptor à Internet, onde o usuário poderá baixar os Stickers que desejar através da StickerShop. Isto cria novas oportunidades para que empresas e instituições de ensino afiliadas à rede ByYouDevNet [rede de parcerias planejada para capacitação de empresas no desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital] possam colocar seus Stickers na loja e oferecê-las aos clientes finais sem dependerem das emissoras de TV.

 

Inter IT: E como foi o processo de desenvolvimento da solução? Vocês procuraram referencias internacionais para a criação deste novo sistema?

DB: O StickerCenter é um produto que está em desenvolvimento há mais de dois anos e nasceu da necessidade de se apresentar ao mercado de TV Digital uma solução inovadora que mostrasse todo o potencial da interatividade na TV Digital e que trouxesse benefícios para todos os envolvidos: emissoras de TV, fabricantes, empresas de software, anunciantes e, principalmente, o consumidor.

Sim, procuramos muitas referências em modelos consagrados no exterior, pois o conceito de loja de aplicativos online não é uma novidade. Contudo, acrescemos a este modelo já bem sucedido lá fora todo o potencial do padrão brasileiro de TV Digital, o que resultou em uma solução que permite aquisição e atualização gratuita de aplicativos através do sinal de TV, possibilitando à TOTVS oferecer ao mercado uma solução realmente inovadora e inédita no mundo.

 

Inter IT: Qual foi a estratégia da TOTVS para se tornar a única empresa brasileira com tecnologia 100% pronta para a TV Digital?

DB: Desde 2005, a TOTVS vem investindo e criando um grande conhecimento na área de TV Digital, seja no desenvolvimento das normas e padrões, na divulgação do padrão para outros países e organismos internacionais como o ITU (International Telecommunication Union), ligado a ONU. Além disso, possuímos uma equipe técnica de nível internacional somado aos investimentos e parcerias estabelecidos durante todo este período. Quando a norma brasileira foi aprovada já tínhamos o produto (ByYou TV) pronto para o mercado.

 

Inter IT: Recentemente foi anunciada a parceria entre a TOTVS e o Extra que utilizou a solução de vocês para integrar seus serviços a TV digital. Vocês possuem outros parceiros?

DB: O Extra foi um de nossos primeiros parceiros de desenvolvimento de Stickers. Além dele, são também nossos parceiros no StickerCenter o Banco do Brasil, a Band, o Climatempo, o UOL e o Walmart. Outras parcerias já estão sendo estudadas.

 

Inter IT: Qual a expectativa da companhia para o StickerCenter?

DB: O StickerCenter é a plataforma mais abrangente de interatividade para televisores e conversores digitais, pois é baseada em um padrão aberto de desenvolvimento de aplicações e permite a participação de emissoras de televisão além dos veículos de conteúdo já consagrados da Internet. É um conceito amplo que além da TV Digital será empregado como um “motor de negócios interativos” em campos de aplicação tais como Web e telefones celulares. Qualquer cliente poderá utilizar o StickerCenter para promover sua presença em dispositivos conectados.

 

(Da Redação)


Entrevista
Recomende este artigo por email
Digite o endereço do e-mail:
Compartilhe
COMENTÁRIOS

Para comentar é preciso estar logado. Faça aqui o seu login.
Se você ainda não tem uma conta, clique aqui e cadastre-se!

Ainda não há comentários sobre este post.


© Copyright InterIT 2010 - Todos os direitos reservados


Grupo